VIDEOTECA

A Assessoria Contábil tem como objetivo: Após estudar, interpretar e analisar a Legislação Empresarial e Contábil aplicá-la de acordo com a Natureza jurídica, Ramo de Atividade, Enquadramento Tributário, Produto, Serviço e Operação.... da Entidade objeto do trabalho de forma a cumprir as obrigações: Principal (recolher os impostos) e Acessória (escriturar os livros, apresentar os informativos exigidos, manter os documentos em boa ordem ...), Assessorar o cliente em fiscalizações ou pedido de esclarecimentos fiscais, além de gerar informações para a Tomada de Decisão via uma infinidade de relatórios, sendo os principais (Balancete, Balanço Patrimonial, Demonstrações de Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido), para realizar sua missão, executa os serviços abaixo relacionados de acordo com cada Departamento:

ABERTURA, ALTERAÇÃO, PARALIZAÇÃO, SUSPENSÃO OU BAIXA DA PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA
Esse Departamento tem a Missão de Informar aos Órgãos competentes a intenção do solicitante e obter as autorizações ou a cessação para o exercício da atividade pretendida ou em andamento através de alguns dos procedimentos abaixo:

Pesquisa de Nome Idêntico ou Semelhante; Elaboração de Contrato Social, Estatutos, Atas, Distratos, Preenchimento de Formulários; Protocolização de Documentos; Acompanhamento de Processos; Registro de Empresas; Registro para Profissional Liberal; Registro para Produtor Rural Pessoa Física; Registro de Condomínio; Registro de Sindicatos; Registro de Igrejas; Registro de Associações; Registro Empregador(a) Doméstico; Registro de Organizações Não Governamentais; Registro de Organizações Governamentais; Registro no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e demais Órgãos Federais; Registro nas SEFAZ(s) Estaduais (Secretaria da Fazenda dos Estados) e demais Órgãos Estaduais; Registro nas SEFAZ(s) Municipais (Secretaria da Fazenda dos Municípios) e demais Órgãos Municipais; Registro de Proteção ao Nome Comercial; Orientação e Encaminhamento para Registro de Marca e Patente; Baixa de Registros em Órgãos Federais, Estaduais e Municipais e demais inscrições que por ventura possuir.
Outros Procedimentos/Serviços Correlatos a Registro, Alteração, Paralização, Suspensão ou Baixa.

ESCRITURAÇÃO FISCAL
De posse das informações extraídas via estudo, interpretação e análise criteriosa da Legislação Tributária esse Departamento lança ou importa os dados contidos nos Documentos Fiscais/Sistema Gerencial para um Sistema que gera e emite os Livros exigidos e os exporta na forma Digital para o validador do Sistema Público de Escrituração Digital (EFD ou SPEED), essas informações passam a fazer parte do Banco de Dados da Fiscalização Tributária que não necessita mais solicitar Documentos ao Contribuinte, pois já possui tudo que precisa e a intenção do FISCO é que um robusto Computador da Receita Federal equipado com o já temido ARPIA analise tudo verifique irregularidades e notifique o Sujeito Passivo para a regularização ou os devidos esclarecimentos, esse objetivo é alcançado via alguns do procedimentos abaixo:

Checagem do Destinatário da Nota Fiscal ou Documento a Escriturar para ter certeza de que a Escrituração vai ser feita no Cliente Correto; Observar a Data de Emissão do Documento com o Objetivo de Lançá-lo no mês correto ou pedir autorização fiscal para tal caso verifique que se trata por motivo de atraso impedimento legal de lançamento; Observar o Carimbo no Anverso do Documento para saber qual destinação o Cliente pretende dar aos itens adquiridos se: Imobilizado, Revenda, Industrialização ou Consumo, aplicando o Diferencial de Alíquotas do ICMS quando for o caso; Observar os itens tanto na Venda quanto na Compra para verificar se a tributação está aplicada corretamente: Tributação Normal, Isenta, Redução de Base de Cálculo, Alíquota, Imune, Monofásica, Substituição Tributária, no caso da substituição Tributária aplicar os procedimentos de apuração e recolhimento quando o Remetente não é Inscrito no Estado do Destinatário, Não tenha feito o destaque ou tenha feito e não comprovado o recolhimento; Analisar CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações), CST (Código de situação Tributária) e CSOSN (Código de Situação da Operações no Simples Nacional), verificando sua correta aplicação e adotando os procedimentos de correção quando for o caso; Observar os meios de Pagamento ou Recebimento se: Dinheiro, Cheque, Cartão de Débito ou Crédito, Duplicata... e adotar o Código Contábil ou de Caixa correspondente; Conferir a sequência de Documentos Emitidos, fazendo a amarração para que a falta de algum não passe despercebida; Revisão dos Lançamentos antes da Impressão dos Livros, Apuração dos Impostos e envio dos Informativos Fiscais; No caso de Lucro Real, solicitar ao Departamento Contábil o Lucro Base de Cálculo para o Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro; Envio das Guias aos Clientes; Transferência para Departamento de Escrituração de Caixa ou Contábil para Conferência e Fechamento;
Outros Procedimentos/Serviços Correlatos a Escrita Fiscal.

ESCRITURAÇÃO DO LIVRO CAIXA
Não é um Departamento de Controle Financeiro nem Contábil, pois não apura Resultados, não Controla Fornecedores nem Clientes, não demonstra Saldo de Conta alguma, nem mesmo o da Conta Bancária pois essa ganha o Status de Conta Caixa evidenciando a Entrada e Saída de Numerário e claro sua Disponibilidade a cada Operação, então objetivamente pode se dizer que o Livro Caixa, é o Registro das Movimentações Financeiras incluindo a Movimentação Bancária e é exatamente isso que a Legislação Tributária exige, por outro lado, é possível afirmar que ele já consegue provocar uma certa transparência nas Operações Financeiras quando escriturado utilizando um Plano de Contas bem estruturado na Visão Gerencial.
Do ponto de vista Fiscal ele atende para Empresas Optantes pelo Lucro Presumido, Simples Nacional, Produtor Rural Pessoa Física e Profissionais Liberais.
Do ponto de vista Gerencial e Societário sua deficiência chega a ser quase completa, visto tratar apenas do Valor Recebido, Valor Pago e sua Diferença (Saldo), portanto, análise de Resultado, Patrimônio e Proteção para os Administradores ficam totalmente prejudicadas. Apesar de sua pouca eficiência, requer procedimentos como os abaixo listados:

Checagem do Destinatário da Nota Fiscal ou Documento a Escriturar para ter certeza de que a Escrituração vai ser feita no Cliente Correto; Observar a Data de Pagamento com o Objetivo de Lançá-lo pelo Regime de Caixa; Observar o Carimbo no Anverso do Documento para saber qual destinação o Cliente deu aos itens adquiridos se: Imobilizado, Revenda, Industrialização ou Consumo, classificando-os adequadamente; Para as Compras a Vista, verificar a forma de Pagamento se em: Dinheiro, Cheque, Cartão de Credito, Cartão de Débito, Transferência Bancária, efetuando os Lançamentos de com a quitação no Documento ou os Registros nos Extratos, conforme o caso; Para as Compras a Prazo, verificar a forma de Pagamento se em: Dinheiro, Cheque, Cartão de Credito, Cartão de Débito, Transferência Bancária, Duplicatas, efetuando os Lançamentos de acordo com a Quitação de cada Documento ou Registro nos Extratos, conforme o caso; Para as Vendas a Vista, verificar a forma de Pagamento se em: Dinheiro, Cheque, Cartão de Credito, Cartão de Débito, Transferência Bancária, efetuando os Lançamentos de acordo com a quitação no Documento ou o Registro nos Extratos, conforme o caso; Para as Vendas a Prazo, verificar a forma de Pagamento se em: Dinheiro, Cheque, Cartão de Credito, Cartão de Débito, Transferência Bancária, Duplicatas, efetuando os Lançamentos de acordo com a quitação no Documento ou os Registros nos Extratos, conforme o caso; Conciliação Bancária para determinar o Saldo de cada Conta Corrente; Conferência dos Lançamentos, Classificação, Saldos; Emissão do Livro;
Outros Procedimentos/Serviços correlatos à Escrituração do Livro Caixa.

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
O Departamento de Recursos Humanos objetiva Recrutar, Selecionar (Testes Psicológicos podem ser aplicados), Treinar e Controlar dados referente à Admissão, Permanência e Demissão de Pessoas no Quadro de Colaboradores de seus Clientes, tendo como missão assistir o Empregador na tarefa de escolher para cada Cargo/Função o(a) Empregado(a) que melhor aptidão apresentar para a vaga.
Abaixo apontamos alguns dos procedimentos necessários ao atingir os objetivos pretendidos:

Comunicação da existência da vaga para determinar se o Recrutamento será Interno ou Externo uma vez que nenhum dos Colaboradores atenda aos pré-requisitos para o Cargo/Função ou a critério da Administração seja Externo, publica-se nos diversos meios de comunicação; Para a Seleção analisamos a descrição do Cargo/Função e elaboramos as questões de múltipla escolha e as discursivas; Testes Psicológicos são aplicados sempre que desejável ou considerado necessário (Terceirizado junto a Parceiros); Contrato de Trabalho; Programação de Férias; Controle de Vencimento de Férias; Controle de Faltas ao Trabalho; Aplicação de Advertência; Aplicação de Suspensão; Demissão por Justa Causa; Contrato de Experiência; Cálculo de Horas Extras; Folha de Pagamento CIPA (Terceirizado junto a Parceiros); Engª e Segurança (Terceirizado junto a Parceiros); Medicina do Trabalho (Terceirizado junto a Parceiros); Cagede; Rais; FGTS; INSS; Remuneração de Sócios e Administradores;
Outros Procedimentos/Serviços correlatos ao Departamento de Recursos Humanos.

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
A Escrituração Contábil tem como objetivo elaborar as Demonstrações Contábeis manter o Controle sobre todos os Atos Administrativos (Admissão de Empregado, Assinatura de Contratos de Seguro, Fianças em Favor de Terceiros, etc) e Fatos Administrativos (Compra e Venda de Mercadorias, Pagamento de Fornecedores, Recebimento de Clientes, Compra de Equipamentos, Pagamento de Impostos, etc), para isso recorre aos procedimentos abaixo:

Checagem do Destinatário da Nota Fiscal ou Documento a Escriturar para ter certeza de que a Escrituração vai ser feita no Cliente Correto; Observar a Data de Emissão e Recepção do Documento com o Objetivo de Lançá-lo pelo Regime de Competência; Observar o Carimbo no Anverso do Documento para saber qual destinação o Cliente pretende dar aos itens adquiridos se: Imobilizado, Revenda, Industrialização ou Consumo, classificando-os adequadamente registrando-o de acordo com a Legislação Tributária e Normas Brasileiras de Contabilidade; Para as Compras a Vista, verificar a forma de Pagamento se em: Dinheiro, Cheque, Cartão de Credito, Cartão de Débito, Transferência Bancária, efetuando os Lançamentos e Controlando conforme o caso; Para as Compras a Prazo, verificar a forma de Pagamento se em: Dinheiro, Cheque, Cartão de Credito, Cartão de Débito, Transferência Bancária, Duplicatas, efetuando os Lançamentos e Controlando todas as Movimentações, inclusive os Fornecedores, conforme o caso; Para as Vendas a Vista, verificar a forma de Pagamento se em: Dinheiro, Cheque, Cartão de Credito, Cartão de Débito, Transferência Bancária, efetuando os Lançamentos e Controlando conforme o caso; Para as Vendas a Prazo, verificar a forma de Pagamento se em: Dinheiro, Cheque, Cartão de Credito, Cartão de Débito, Transferência Bancária, Duplicatas, efetuando os Lançamentos e Controlando todas as Movimentações, inclusive os Clientes, conforme o caso; Conciliação Bancária para determinar o Saldo de cada Conta Corrente; Conferência dos Lançamentos, Classificação, Saldos; Emissão dos Livros; Geração das Demonstrações Contábeis; Geração da ECD (Escrituração Contábil Digital), Conferência e Transmissão aos Órgãos Competentes; Geração dos demais Informativos Contábeis e envio aos Entes Fiscalizadores;
Outros Procedimentos/Serviços Correlatos à Escrituração Contábil.

 

Share

*Estas Informações não fornecem base para a Tomada de Decisão, elas apenas ilustram o nosso Trabalho. Para a Obtenção de: Aconselhamento, Assessoria, Parecer ou Laudo, fale conosco.

Catalão/GO, Rua Nassin Agel, nº 180, Centro, CEP 75.701-050 | Fone:(64) 3411-7100 / 8118-7072
Goiânia/GO, Avenida dos Guaicurus, esquina c/ Rua dos Guaranis, Qd 23, Lt 09, Aptº 01, Setor Progresso, CEP 74.580-560 | Fone: (62) 3261-45-07 / 9998-5080
Copyright 2013 – ASMJ Contabilidade – Todos os Direitos Reservados
Administrador